segunda-feira, 4 de junho de 2007

EVANGÉLICOS PROMOVEM AÇÃO SOCIAL

Com vinte anos de ministério, o pastor da Igreja Batista no Leme, Macéias Nunes, sempre esteve à frente dos problemas de sua comunidade. No ano de 1985 começou a pregar na Primeira Igreja Batista, localizada no Morro dos Prazeres no bairro de Santa Teresa, para duzentos e cinqüenta fiéis . Em 1992, seus trabalhos eram realizados na Associação Evangélica do Jacarezinho, onde publicava o jornal comunitário “Contexto Cristão”. Também interagia com vinte igrejas locais distribuindo donativos. Na ocasião chegou a organizar mutirões com médicos, dentistas, nutricionistas e psicólogos, atendendo cerca de seiscentas pessoas carentes. Há quatro anos lançou o livro “Favela Violenta” pela Editora JUERP, que aborda a violência policial e a gerada pelo tráfico de drogas. Segundo o pastor, “as crônicas mostram as relações entre as pessoas da comunidade diante da violência”, explicou.

Hoje, a obra evangélica e social que desenvolve encontra-se muito mais solidificada, uma prova disso é a criação da Dignatá, com previsão de inauguração para fevereiro. Trata-se de uma ONG voltada para execução e administração de vários projetos governamentais e filantrópicos que existem no Morro do Leme: Creche comunitária prestando atendimento a quarenta crianças de 02 a 04 anos (em período integral), - onde os funcionários são da comunidade e recebem salário. Distribuição do “Cheque Cidadão” para 100 famílias que ganham um cheque alimentação no valor de R$100. Balcão de empregos e atendimento jurídico oferecidos pelo Viva Rio, além do “Telecurso” para conclusão do primeiro e segundo grau . As instalações da Igreja são usadas para realização de um curso pré-vestibular gratuito, no qual os professores são voluntários provenientes de universidades como, PUC e UFRJ.
A Igreja Batista do Leme fica situada na Ladeira Ary Barroso n° 17 – Morro do Leme. Voluntários devem entrar em contato pelo telefone: (xx21) 275-6926 falar com setor de coordenação.
Daniel Pina - (daniel@anf.org.br)

Nenhum comentário: